Rico e Jovem

Rumo ao sucesso financeiro!

Rumo ao sucesso financeiro!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Não existe método mágico, não existe glória sem sacrifício. Mas se deseja realmente uma vida próspera e bem sucedida financeiramente, comece mudando seus conceitos e mentalidade perante o dinheiro.

Li recentemente no jornal uma pesquisa que mostrava a falta do hábito de poupar entre os brasileiros, isso chamou minha atenção à falta de educação financeira que temos. Em 210 cidades que foram realizadas a pesquisa, de cada 10 pessoas entrevistadas, apenas 2 disseram que poupavam parte de seus ganhos mensalmente. Houve cidades que o número caiu para 1 pessoa.

Essa é a principal razão porque tantas pessoas passam por dificuldades em nosso país. Somente desejar ser próspero e rico não é suficiente para sair da pobreza. Você precisa seguir uma metodologia e ter bastante disciplina para conquistar a tão sonhada independência financeira.

Mais importante do que ganhar, é poupar!

Se quer enriquecer e melhorar de vida, você precisará aprender a guardar e poupar constantemente. Não é só um mês ou um ano, é agregar esse conceito no seu estilo de vida.

Preste atenção: parte de sua renda não lhe pertence.

Parte do que você ganha pertence a formação do seu patrimônio e de sua fortuna pessoal. Entenda que se você não começar a poupar e formar seu patrimônio, ninguém fará isso por você. Ao contrário, sempre vai aparecer pessoas querendo que você gaste todo seu dinheiro. Seja um vendedor, um parente, amigo pedindo emprestado ou você mesmo, desejando se presentar.

Defina um percentual e separe todos o meses esse valor para formar seu patrimônio. Ainda que seja só 5% no início, com o passar do tempo você verá o dinheiro sendo multiplicado e irá desejar aumentar esse percentual naturalmente. Conheço pessoas que começaram com pouco e hoje poupam 50% de tudo que ganha.

 "Mas eu ganho tão pouco, como vou fazer para economizar?"

É a pergunta mais comum, e que ouço diariamente. Tenho certeza de que todo mundo conhece alguma pessoa que ganha um salário mínimo e mesmo assim chega ao fim do mês com algum dinheiro no bolso.

Todo mundo conhece também pessoas que ganham 3, 4 ou 5 mil por mês, e quando chega no final do mês estão devendo o cheque especial, sem limite no cartão de crédito, e que já pegaram um dinheirinho emprestado com alguém para pagar no próximo pagamento.

Isso é apenas um exemplo de como as pessoas lidam diferentemente com o dinheiro. Algumas gastam rios de dinheiro sem necessidade, enquanto outras gastam com responsabilidade.

"Quem compra coisas que não precisa, logo terá que vender coisas que precisa." Warren Buffett

Se, porventura, alguma vez você já se sentiu deprimido, frustrado ou derrotado com sua incapacidade de administrar seu dinheiro, não se desespere. Isso é muito comum, eu mesmo já passei por isso também.

Existe uma grande diferença entre saber ganhar dinheiro e ter a competência de administrar, poupar e formar riqueza.

Comece a mudança de dentro para fora!

Busque se educar financeiramente, leia bons livros, converse com pessoas que dominam está área melhor que você, faça cursos de educação financeira, investimentos e outros que chamarem sua atenção. Enfim, comece se conscientizando que você precisa mudar e busque isso com afinco.

Lembre-se que tudo é questão de tempo e perseverança. Trace suas metas e objetivos e haja o que houver, não se desvie do caminho a ser trilhado. Não será fácil, mas não é impossível. O que você plantar hoje, será sua colheita em um futuro próximo.

Como já disse Warren Buffett "Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo.":)

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter


Olá, deixe seu comentário para Rumo ao sucesso financeiro!

Enviando Comentário Fechar :/