Rico e Jovem

Perdidos na Faculdade!

Perdidos na Faculdade!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Cada vez mais, encontro pessoas perdidas sem saber qual curso fazer na faculdade ou se deveriam fazer faculdade. Outros que já começaram o curso e estão totalmente descontentes com a escolha.

Em uma pesquisa recente, feita por um site brasileiro, a cada 3 alunos regulares de curso superior, 1 está insatisfeito com a escolha. E as justificativas são as mais variadas, desde o curso em si, como a instituição de ensino, os valores, a frustração de não ter os anseios atendidos e outras mais.

A pergunta que não quer calar é:

Por que as pessoas vão à faculdade ou fazem uma pós-graduação?

As respostas mais simples são que elas querem se profissionalizar, querem mais conhecimento na área de atuação, almejam uma posição de reconhecimento e um salário maior, ou simplesmente querem seguir uma tradição familiar.

Com isso, a cada dia fica mais fácil encontrar uma pessoa que desistiu de um curso ou trancou a matrícula, ou simplesmente deixou de comparecer às aulas. Essas pessoas se sentem frustradas e muitas vezes enganadas, pois pagaram um alto preço por algo que esperavam e não receberam.

Existem outras ainda que até terminam sua graduação ou pós-graduação e após a formatura, tudo se resume a apenas um "pedaço de papel" pendurado na parede ou esquecido em alguma gaveta. A maioria nem sequer exerce a profissão a qual se dedicou a estudar.

Mas e se eu não sou um Sheldon Cooper, e não tenho certeza do que quero fazer na vida, qual faculdade escolher?

Minha simples sugestão é:

Não faça uma faculdade por fazer.

É importante ter certeza antes de começar um curso. Além do tempo que você vai investir, isso levará também um custo financeiro e intelectual que poderia ser investido em outras atividades.

Não vale a pena fazer um curso só para agradar aos pais ou parentes ou para ter um "status". Não vale a pena você perder alguns anos da sua vida se dedicando a uma profissão, que você já sabe desde o início que não exercerá.

Muitas pessoas até iniciam um curso achando que irão se tornar "experts" em determinada profissão e aprenderão tudo que é preciso para ser o melhor na sua área. Mas logo percebem que a faculdade apenas te direciona, e se você realmente quer aprender alguma coisa, terá que dedicar muitas outras horas fora dos prédios da instituição, em buscas solitárias e desafiadoras pelo conhecimento.

É nesse ponto que muitos alunos se sentem injustiçados e enganados, pois esperavam que os professores já tivessem as respostas prontas e lhes entregassem as ferramentas necessárias para dominar o universo escolhido.

Se você se encontra nessa situação, meu conselho é:

Se desenvolva pessoalmente antes de escolher alguma carreira!

Você pode passar um ano se desenvolvendo, aprendendo e crescendo, e ainda economizar tempo e dinheiro.

Para aquelas pessoas que podem e tem condições financeiras, uma boa opção é um intercâmbio. Fazer um intercâmbio por um ano, pode te proporcionar experiências incríveis, além de muito conhecimento pessoal, e quem sabe após esse período, você já tenha decidido o que quer fazer profissionalmente.

Mas e se eu não tiver dinheiro suficiente, o que fazer?

Bom, nesse caso você pode se desenvolver na sua própria cidade mesmo, veja abaixo uma lista de coisas que você consegue fazer. E caso você se dedique de verdade, no final desse período, você terá evoluido muito mais que seus amiguinhos que estão na faculdade.

# LEIA 1 LIVRO A CADA 15 DIAS

A ideia é você ler ao menos 1 livro a cada 15 dias, mas se conseguir ler mais, melhor ainda. Leia assuntos variados como romance, autoajuda, biografias, religiosos etc...

O importante é você desenvolver um senso crítico e aprender sobre diversos assuntos, dos mais variados possíveis.

 

# FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARMENTE

É muito importante você se exercitar regularmente. O exercício ajuda não só o corpo, mas a mente passa a trabalhar melhor quando todo o seu sistema imunológico e digestivo está funcionando corretamente.

Você pode frequentar uma academia barata próximo a sua casa, ou fazer exercícios na rua, praças ao ar livre. Opções não faltam para se movimentar.

 

# ESTUDE INGLÊS TODOS OS DIAS

Se você faz parte da grande fatia de brasileiro, cerca de 95%, que não fala inglês. Essa é a hora ideal para dar um up no idioma.

Comece a dedicar 30 minutos por dia ao idioma, seja com vídeos, músicas, filmes, séries etc...

O importante é praticar o idioma todos os dias, e ao final de um ano, você verá o quanto evoluiu nesse quesito e estará à frente da maioria da população.

Você pode fazer cursos presenciais ou não, pagos ou gratuitos, existe muito material disponível para todos os gostos e bolsos, sem desculpa ;) .

 

# VEJA VÍDEOS OU PODCASTS DE ASSUNTOS VARIADOS

Isso é muito importante para que você amplie seus horizontes. Quanto mais conhecimento você acumular, maior a chance de você encontrar o que te motiva e te inspira.

Não estou falando de ficar navegando nas redes sociais, e sim de escolher alguns conteúdos digitais que falam de diversos assuntos e que acrescente ao seu conhecimento.

Alguns canais no Youtube: Fatos Desconhecidos, Mundo Estranho, Discovery, Buy And Hold etc...

 

# ESCREVA UMA PÁGINA POR DIA

Isso é uma ótima forma de melhorar seu vocabulário, redação e raciocínio argumentativo.

Não importa onde você irá escrever, pode ser um diário, blog, site, caderno etc... O importante aqui, é se dedicar diariamente a criar algum conteúdo e exercitar seus conhecimentos.

Você pode escrever sobre seu dia a dia, escrever um livro, escrever sobre os assuntos que você pesquisou no dia, enfim, não importa tanto o conteúdo de início. Até você encontrar o que gosta, você vai praticando com qualquer assunto, o importante é a dedicação do exercício.

 

# LEIA NOTÍCIAS E A WIKIPEDIA DIARIAMENTE

Essa é mais uma excelente fonte de informação para você se manter atualizado e ampliar sua bagagem de conhecimento.

Escolha jornais que você mais goste, ou jornalistas famosos que você aprecia. O importante é se dedicar alguns minutos por dia para ler o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Aqui você pode ainda melhorar o inglês lendo alguns jornais americanos como o New York Times na internet.

É importante também ler ao menos 2 páginas da wikipedia diariamente. Entre, escolha "página aleatória" e um conteúdo diferente estará disponível todos os dias. Sempre é bom ampliar seu conhecimento e curiosidade sobre assuntos diversos.

 

# FAÇA CURSOS DE ORATÓRIA E APRESENTAÇÕES EM PÚBLICO

Isso já deveria ser ensinado desde o ensino fundamental a todas as crianças. Mas, infelizmente, nosso sistema de ensino é muito deficitário, então o jeito é estudar por conta própria.

Esse conhecimento te ajudará muito em todos os momentos da vida, seja pessoal ou profissional. Existem vários conteúdos na internet, mas um curso presencial é essencial. No Senac e no Sesi, é possível encontrar esses cursos com valores super acessíveis e com ótimo conteúdo.

 

# ESTUDE FERRAMENTAS DIGITAIS

Aproveite o tempo extra que tiver, e aprenda as ferramentas mais utilizadas no mundo, além das redes sociais.

Aprenda a dominar, de verdade, Word, Excel, Powerpoint, Access e outras ferramentas que lhe interessam, pode ser programação, edição de vídeo, áudio, imagens etc...

Se você tiver esses conhecimentos, você verá que um mundo de oportunidades se abrirão para você. Esse é um diferencial que poucas pessoas possuem hoje em dia.

 

Enfim, se você seguir essas dicas simples, acredito que em um ano você estará à frente de qualquer aluno da melhor faculdade do Brasil. Você crescerá pessoalmente, profissionalmente, terá um senso crítico mais apurado e desenvolverá habilidades desejadas pelos maiores CEOs do mercado.

Faça sua vida valer a pena!

Viva uma vida épica.

"Só há duas maneiras de viver sua vida. Uma delas é como se nada fosse um milagre. A outra é como se tudo fosse um milagre."

Albert Einstein

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter


Olá, deixe seu comentário para Perdidos na Faculdade!

Enviando Comentário Fechar :/